O QUE É UMA CIRURGIA ROBÓTICA?

A cirurgia robótica nada mais é do que uma cirurgia realizada de maneira minimamente invasiva pela técnica laparoscópica a qual acopla-se uma plataforma robótica. O robô não tem nenhuma autonomia, quem o controla é o cirurgião.

Inicialmente o robô Da Vinci foi criado pensando na realização de cirurgias sem a presença física do cirurgião ao lado do paciente, para a realização de cirurgias remotamente em soldados feridos no front de batalha desta forma os médicos não ficariam expostos aos perigos de um campo de batalha.

A plataforma robótica Da vinci desenvolvida pela empresa Intuitive Surgical, foi aprovada pela FDA (Food and Drug Administration) nos EUA em 2000. Foi evoluindo com o passar do tempo e hoje é composta por 4 braços robóticos, um console e uma torre.

Os braços robóticos são controlados através de uma espécie de joystick, com o cirurgião sentado confortavelmente em um console, olhando em um visor que oferece visão ampliada em 10 a 15x, imagem com excelente luminosidade em alta definição e tridimensional, essa visão ampliada e em alta definição permite melhor visualização de estruturas nobres como artérias, veias e nervos durante o procedimento.

O movimentos dos braços robóticos controlados pelo cirurgião são muito precisos e refinados, eliminam o tremor das mãos do cirurgião, impedindo a realização de movimentos bruscos, com ampla amplitude de movimentos simulando os movimentos da mão humana. Do console o cirurgião consegue aproximar, afastar e direcionar a câmera com total autonomia sem a necessidade do auxiliar, além de conseguir se comunicar com sua equipe sem sair do console através de microfones acoplados ao equipamento. Quando o cirurgião afasta seu rosto do visor o robô tem um mecanismo de segurança que trava as pinças cirúrgicas até que o procedimento seja retomado.

O uso da plataforma em todo os procedimentos cirúrgicos deve ser orientado pelo julgamento clínico de um cirurgião adequadamente treinado e certificado. Os resultados cirúrgicos individuais podem depender de vários fatores, incluindo, entre outros, as características do paciente e as características da doença. Combinando todos esses fatores descritos a cirurgia robótica torna-se uma técnica muita mais segura, eficaz e precisa oferecendo inúmeras vantagens ao paciente como: menores incisões, menos dor pós-operatória, menor perda sanguínea, mais rápido retorno as atividades e melhora dos resultados funcionais.

Console Robotico Da Vinci

Formulário preenchido com sucesso!

Em breve entraremos em contato!